Rio,25/6/2003(Agencia Brasil-ABR) –Às vésperas de completar 40 anos de idade e com 21 anos de carreira, a tri-atleta Fernanda Keller comemora amanhã (26), a partir das 15 horas,
no Forte Barão do Rio Branco, na Praia de Jurujuba, Niterói, os cinco anos de sucesso dos dois projetos sociais comandados por ela em Niterói/RJ, cidade onde nasceu. Na ocasião, ela vai anunciar uma importante parceria que acaba de ser firmada com a Nike do Brasil e promete alavancar ainda mais o Projeto Fernanda Keller e a Escola de Esportes da Unidos do Viradouro. O presidente da empresa, Kevin Corning, visitará o Projeto Fernanda Keller, um Centro de Treinamento de Triathlon, e na ocasião doará 600 pares de tênis novos para as crianças inscritas. Além disso, Kevin vai anunciar que a Nike também doará os uniformes de treino da garotada que participa dos dois projetos, cuja primeira leva de maiôs, sungas e camisetas deverá ser entregue dentro dos próximos dois meses.
Juntos, os 2 projetos, inaugurados em junho de 1998, já atenderam mais de quatro mil crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda de Niterói. Atualmente são cerca de 700 inscritos e os planos da atleta são de abrir novas turmas e núcleos de aprendizagem a fim de dar oportunidade a um número cada vez maior de jovens de ter contato com o esporte. "O nosso principal objetivo é tirar as crianças da ociosidade e oferecer a elas alternativas de esporte e lazer. O esporte educa, socializa, afasta os jovens das drogas e da marginalidade e os ensina a ter vontade de vencer mesmo diante de grandes dificuldades", declarou Keller.
A triatleta tem levado essa história tão a sério que fundou, há um ano e meio, o Instituto Fernanda Keller, visando alavancar recursos junto à iniciativa privada para expandir os projetos e investir em equipamentos, uniformes e material de treino, que precisam ser substituídos permanentemente. Ela espera que a parceria com a Nike seja apenas um primeiro passo e que sirva de exemplo para que outras empresas da iniciativa privada também façam o mesmo e a ajudem a poder ajudar ainda mais as crianças e adolescentes de comunidades carentes.
A Nike do Brasil já apoiou o projeto Escola de Esportes da Viradouro, ano passado, com a doação de uniformes. Dentro dessa filosofia, a empresa vem realizando vários projetos sociais: "A Nike tem como foco apoiar projetos que proporcionem oportunidades para crianças e adolescentes praticarem esportes. É o esporte como meio de inclusão social", afirmou Kevin Corning. Ele lembrou que a Nike do Brasil financiou a construção da primeira quadra poliesportiva do projeto social Gotas de Flor com Amor, que atende 180 crianças da favela do Buraco Quente, na região do Brooklin, em São Paulo, e apóia financeiramente o projeto Virando o Jogo da Fundação Gol de Letra, dos craques de futebol Leonardo e Raí. A empresa também incentiva e colabora com outras iniciativas do gênero, como os projetos Flamito do Symap (uma equipe de corrida) e Run & Fun Esporte Solidário, através da doação de produtos para prática de esportes.
O Projeto Fernanda Keller é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Programas Especiais de Educação, com patrocínio do banco Itaú/Banerj. Os alunos, de 7 a 15 anos de idade, são na grande maioria provenientes da rede municipal de ensino e as aulas, gratuitas, acontecem quatro vezes por semana (de segunda a quinta), no Forte Barão do Rio Branco, em Jurujuba, com turmas pela manhã (das 8h às 10h) e tarde (das14h às 16h). Já a Escola de Esportes da Unidos do Viradouro é um projeto de iniciação esportiva que funciona na própria quadra da escola de samba, na Rodovia Amaral Peixoto. Voltado para crianças da comunidade, a partir de 6 anos, o projeto envolve esportes como vôlei, futebol de salão, basquete e ginástica olímpica e também funciona quatro vezes por semana, em dois turnos.
(Alana Gandra)