Brasília, 25/06/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta amanhã (26) ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, berço da luta sindical que o projetou para a vida política. Lula foi presidente do Sindicato entre 1975 e 1981 e, mesmo depois de eleito presidente da República, vem mantendo encontros com os principais líderes sindicais do país. Um das metas de Lula é realizar, em seus quatro anos de governo, a reforma da estrutura sindical brasileira que, para ele, hoje está "desconfigurada", com ênfase no "peleguismo".
Lula vai participar do 4º Congresso de Metalúrgicos do ABC, que terá como tema principal a distorção da estrutura sindical registrada nos últimos anos. Será o único compromisso do presidente na capital paulista. O Palácio do Planalto chegou a cogitar sua participação no Congresso da Indústria Paulista, que também será realizado amanhã na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto, o presidente não vai comparecer ao evento porque o tema do Congresso será "reforma tributária". Para Lula, os ministros Antônio Palocci, da Fazenda, e Guido Mantega, do Planejamento, poderão representá-lo no evento por trabalharem em áreas diretamente ligadas à reforma tributária.
O presidente desembarca na capital paulista às 17h50 e, após o evento, vai para sua casa, em São Bernardo do Campo. Lula retorna a Brasília às 8 horas de sexta-feira (27).