Rio, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Empenhados em evitar demissões, em decorrência da fusão da Varig com a TAM, funcionários da Varig participaram hoje de audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Aeroviários, José de Andrade Cruz, eles temem que 14 mil empregados sejam dispensados, mesmo que haja a promessa de readmissão de 60% deles. Ele disse, ainda, que os funcionários da Varig têm um plano de reestruturação da empresa, e querem apresentá-lo ao governo.
O deputado Paulo Ramos (PDT) vai pedir audiência com a governadora Rosinha Garotinho e com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa para tratar do assunto. O Banco deve financiar a fusão das duas empresas. O deputado, que presidiu a audiência na Assembléia, pretende montar uma comissão para acompanhar as negociações entre as duas empresas e fazer uma campanha nacional em favor da Varig.
O Deputado Samuel Malafaia (PSB) observou que a Varig não tem como competir com empresas internacionais que são subsidiadas pelos seus países. Para ele, compete ao presidente Lula salvar o que classificou de maior patrimônio da aviação comercial no Brasil.