Frei Betto convoca funcionários do BC para colaborar com o Fome Zero

25/06/2003 - 16h07

Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O assessor especial da Presidência da República, Frei Betto, convocou há pouco os funcionários do Banco Central para formar um "Talher" - designação dada pelo Ministério Extraordinária de Segurança Alimentar "Mesa" aos grupos ligados ao Fome Zero destinados a criar oficinas de capacitação para a população carente. Ele lembrou que várias empresas ligadas ao governo, como o Banco do Brasil, já formaram o Talher e ressaltou a importância desse tipo ação, que extrapola o âmbito da assistência social. "O homem não tem só fome de pão. Ele tem fome de beleza", disse o assessor, enfatizando que esses grupos de trabalho atuam junto à comunidade carente no processo educativo e de promoção humana.

Frei Betto, que responde a questões dos funcionários, no auditório do Banco Central, foi convidado para falar sobre o programa e sobre o mutirão contra a fome, por causa de uma campanha promovida pelo BC para aderir ao Fome Zero. Amanhã, no estacionamento do BC, realiza-se uma festa junina que vai destinar ao Fome Zero 70% da arrecadação.

Frei Betto abençoou dois cestos de pães que foram distribuídos à platéia, em alusão ao milagre da multiplicação dos pães. "Fome Zero é a versão política da multiplicação dos pães. Na verdade, foi naquele momento que o Fome Zero foi lançado", disse ele ao recordar que no episódio Jesus Cristo coordenou o mutirão em que os seus discípulos distribuiu pães e peixes a multidão faminta que assistia à sua pregação.