Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Agricultores e industriais das Regiões Centro-Oeste e Norte terão uma saída para baratear o transporte da produção. Hoje, os ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes, e dos Transportes, Anderson Adauto, se reuniram com representantes da iniciativa privada para fechar um acordo que prevê a pavimentação da BR-163, que liga a cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, a Santarém, no Pará.
Esta rodovia era um sonho antigo dos agricultores que poderão utilizar o porto de Santarém, que tem capacidade para receber navios de grande porte. Hoje, a produção do Centro-Oeste e do Norte do país tem como destino os portos de Santos, São Paulo, e Paranaguá, no Paraná. Segundo dados do Ministério dos Transportes, a BR-163 trará uma economia média de US$ 46 milhões/ano no frete da soja e de US$ 40 milhões/ano para as empresas do Pólo Industrial de Manaus.
O trecho de Cuiabá a Miritituba, no sul do Pará, com 750 km, já tem verba garantida. A obra está orçada em US$ 175 milhões, valor que será repartido pelos Fundos Constitucional e de Desenvolvimento da Amazônia e a iniciativa privada. O restante da rodovia está em negociação.
O governo promete entregar o primeiro trecho em dois anos. O Pará ofereceu R$ 25 milhões para a conclusão da obra. Para completar o custo do trecho final o governo está buscando parcerias com a iniciativa. Outra solução foi proposta pelo governador do Amapá, Antônio Valdez, que pretende criar uma ligação fluvial entre Miritituba e porto de Santana. O transporte da carga seria feito por balsa.