Encontro discute ampliação dos Bancos de Alimentos

25/06/2003 - 18h26

Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Representantes de Bancos de Alimentos e entidades responsáveis por Colheita Urbana estarão reunidos em Brasília nesta quinta e sexta-feira para discutir as formas de ampliação destas instituições país, no "I Encontro Nacional sobre Bancos de Alimentos e Colheita Urbana". O evento acontecerá no SESC/DF.

Durante o evento, os representantes discutirão a padronização de conceitos para implantação e operação dos bancos, para fazer parte de um manual que será distribuído às entidades e prefeituras que têm interesse em implantá-los. Também está em pauta a proposta de isenção do ICMS e IPI e a criação de uma estrutura representativa nacional para acompanhamento e orientação.

O Banco de Alimentos é uma iniciativa, pública ou privada, para a redução de desperdício dos alimentos. Funciona como intermediário entre as empresas de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos e as entidades assistenciais.

Os produtos que não são comercializados ou por estarem com o prazo de validade próximo do vencimento ou por apresentarem algum problema na embalagem que não comprometa a qualidade são alvos destes Bancos. Após o recebimento da doação, os produtos são verificados por nutricionistas, são reembalados e distribuídos para entidades previamente cadastradas.

A Colheita Urbana diferencia-se do Banco de Alimentos por não ter uma estrutura física para armazenagem dos produtos. Assim, as entidades responsáveis - destaque para o SESC e seu programa Mesa Brasil - retiram os alimentos nos locais (restaurantes, supermercados etc.) e os levam diretamente às entidades assistenciais.