Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A construção de uma política democrática e integrada para as cidades começou a ser debatida nesta manhã pelos representantes de estados e municípios, em reunião com o ministro das Cidades, Olívio Dutra. Durante o debate, que continuará à tarde, foram propostas questões nas áreas de infra-estrutura, saneamento ambiental, cidadania, transporte e mobilidade urbana, que serão levadas à 1ª Conferência Nacional das Cidades pela comissão preparatória. "Cidade para Todos" será o tema do encontro final, que se realizará em Brasília, de 23 a 26 de outubro.
Segundo o ministro das Cidades, Olívio Dutra, "o processo de encontro entre as conferências municipais, estaduais e a nacional deverá propiciar o casamento ideal entre as peculiaridades de cada cidade e município, a fim de se traçar as estratégias para um relacionamento harmonioso".
O ministro defendeu ainda uma atuação integrada nas comissões: "Tem que haver uma representação de todos os segmentos, da ciência e tecnologia, das universidades e sociedade civil para a construção solidária de um espaço pleno da cidadania", enfatizou.
As conferências estaduais ocorrerão no período de 16 de agosto a 30 de setembro e as municipais, de 1° de julho a 15 de agosto. A cada encontro, deverão ser debatidas também questões referentes à Agenda 21 (propostas para o desenvolvimento sustentável) e temas correlatos, como cidade e pesca, cidade e saúde, entre outros.
Bráulio Fraietta e Simone Magalhães