Comissão discutirá mérito da reforma previdenciária em 15 audiências até dia 10

25/06/2003 - 10h07

Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Comissão Especial de Reforma da Previdência, da Câmara dos Deputados, realizará mais 15 audiências públicas, até o dia 10 de julho, para discutir o mérito da reforma, conforme cronograma anunciado há pouco pelo relator da matéria, deputado José Pimentel (PT-CE). A primeira delas será hoje à tarde, no plenário 4 do Anexo II, com o ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, que vai debater a proposta de reforma previdenciária pela segunda vez na Câmara, conforme revelou o relator em entrevista ao programa "Revista Brasil", da Rádio Nacional AM.

As próximas audiências, segundo ele, serão com governadores, prefeitos de capitais e dirigentes de centrais sindicais. Estão confirmadas as participações, amanhã, dos prefeitos de Florianópolis, Belo Horizonte e Vitória.

José Pimentel salientou que o grande debate, no momento, é restrito à questão do desconto sobre aposentadorias e pensões acima de R$ 1.058,00, e que atinge apenas 6% dos 21,2 milhões de benefícios – a proposta do Executivo deixa, portanto, 94% dos aposentados e pensionistas isentos do desconto sugerido. Ele acrescentou que o tema está em discussão na própria base política do governo, com possibilidade de alteração para cima.