CMN aprova transformação da Credicard em banco múltiplo

25/06/2003 - 19h24

Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu hoje aprovar a transformação da Credicard Administradora de Cartões de Crédito em banco múltiplo, com participação de até 100% de capital estrangeiro. De acordo com o diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Sérgio Darcy, a medida deverá "melhorar a relação de bancos e clientes na hora da definição das taxas de juros, por exemplo".

Com a transformação da Credicard em banco, a administradora passa a fazer os próprios financiamentos ao cliente do cartão de crédito, o que deverá reduzir os cursos da empresa. A expectativa é a de que essa redução de custos seja repassada aos clientes. A medida ainda será submetida à apreciação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Credicard é uma sociedade controlada pelos grupos Citibank, Itaú e Unibanco. Como banco múltiplo, a empresa vai iniciar suas atividades com um patrimônio de referência de R$ 225 milhões.

Também foi aprovado pelo CMN uma resolução que vai permitir ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômcio e Social (BNDES) a adequação às regras de limite de aplicação dos recursos em ativos imobilizados. Pela regra atual, o banco não pode ter mais do que 50% do patrimônio de referência em ativo imobilizado. O BNDES tem 70% do patrimônio nesse tipo de ativo. O CMN permite, pela regra, que o banco tenha até 2013 para se adequar às normas.