Rio, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A campanha "A Refinaria é Nossa", lançada em janeiro deste ano pelo governo do estado, para seja implantada uma refinaria no Rio de Janeiro, foi encampada pelo mundo da moda. O desfile temático de roupas e acessórios inspirado no petróleo reúne hoje, na Estãção da Leopoldina, sete instituições que oferecem cursos superiores de moda no estado e a Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro - Ajorio.
Participam as universidades Cândido Mendes, com o tema "Natureza e Origem do Petróleo"; Estácio de Sá, apresentando "Plataformas e Estruturas"; o Instituto Zuzu Angel/Veiga de Almeida, com "Produtos Derivados e Tecnologia"; o Senai/Cetiqt, com o tema "Bacia de Campos"; a Universidade Salgado de Oliveira, "Mar e Extração em Plataformas"; a Universidade Plínio Leite, com "Uniformes e Profissões", e o Senac-Rio, que apresenta "Reciclagem, Meio Ambiente e Consciência Ecológica.
O desfile Refina Rio, que terá a presença da governadora Rosinha Garotinho, será composto pelas criações de 70 estudantes de moda, 10 de cada instituição de ensino, que representará um trabalho por aluno.
Paralelamente será realizada a exposição "Objeto Refinado", onde 11 designers de jóias, integrantes da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio), apresentarão peças-conceito inspiradas no petróleo, como piercings, anéis, brincos e braceletes, entre outras peças. O evento, organizado pelo governo do estado, conta ainda com apoio da Supervia, Fecomércio, ADVB-RJ (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), Ceg, Cerj, entre outros.