Cai o Índice de Expectativas do Consumidor do Rio de Janeiro

25/06/2003 - 12h37

Rio, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Índice de Expectativas do Consumidor do Rio de Janeiro caiu 1,18%, em junho, na comparação com o mês anterior, passando de 85,57 pontos para 84,56. Calculado pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), o índice havia registrado alta em abril e maio, acumulando elevação de 11,09%.
Para a entidade, a manutenção do dólar em nível abaixo do esperado, a queda em diversos índices de inflação e o pagamento do 13º salário atrasado dos funcionários públicos do Estado não foram suficientes para melhorar as expectativas do consumidor fluminense.

"Provavelmente, pesou bastante no resultado o debate intenso sobre uma possível manutenção das taxas de juros, na reunião do Comité de Política Monetária (Copom) e seu impacto no nível de emprego, já que a pesquisa foi feita antes do resultado da queda de meio ponto na Selic", explica o coordenador do Núcleo Econômico da Fecomércio, Luis Otávio de Souza Leal.

Na comparação com junho de 2002, a redução de 3,33% foi menor do que as quedas de 7,76% observadas, em abril, e de 5,98%, em maio, na comparação com iguais meses do ano passado. De acordo com a Fecomércio-RJ o número não reflete melhora de um ano para o outro, nas expectativas do consumidor fluminense, pois a base de comparação já se encontrava reprimida, em junho de 2002.