Brasil ganha adesão do Líbano à proposta de reunião de cúpula em 2004

25/06/2003 - 19h11

Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Líbano, Emile Lahoud, informou hoje ao ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, que aprova a idéia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de promover uma reunião de cúpula dos governantes da América do Sul e Oriente Médio, em 2004. O presidente Lahoud recebeu do chanceler brasileiro uma carta do presidente Lula. Celso Amorim também se reuniu no dia de hoje, em Beirute, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean Obeid e com o presidente da Assembléia Nacional, Nabih Berri.

Ontem (24), na capital egípcia, Celso Amorim, também recebeu do secretário-geral da Liga Árabe, Amre Mousa, apoio à realização da cúpula e também a garantia que irá empreender esforços para assegurar êxito da iniciativa. De acordo com o Itamaraty, serão examinadas formas de aproximação entre as duas regiões nos campos político, econômico, comercial entre outros. O chanceler brasileiro e o secretário-geral analisaram também a situação do Oriente Médio e a evolução recente do conflito palestino-israelense, enfatizando a importância dos esforços internacionais para a sua solução. O Brasil é o único país da América Latina que tem a posição de observador na Liga Árabe. Também no Cairo, Amorim se reuniu com o chanceler egípcio, Ahmed Maher, que também manifestou disposição de trabalhar com o Brasil para assegurar o êxito da reunião de cúpula América do Sul e Oriente Médio. Com Maher, o embaixador brasileiro examinou temas regionais e formas de reforçar a o relacionamento entre o Brasil e o Egito

Hoje, em Beirute, com o ministro Jean Obeid, Amorim discutiu também formas de intensificar as relações bilaterais, em conformidade com a determinação do presidente Lula. Com esse objetivo, os dois chanceleres concordaram em criar a Comissão Mista Brasil-Líbano. Eles acertaram ainda que a primeira reunião será realizada no Brasil, antes da visita do presidente Lula ao Oriente Médio, prevista para o segundo semestre. Outra decisão foi a de criar um Conselho Empresarial que irá reunir representantes de diversos setores de negócios dos dois países. Discutiram, também, a possibilidade do estabelecimento de conexão aérea regular entre o Brasil e o Líbano, como foi adiantado pelo presidente do Conselho de Ministros daquele país, Rafik Hariri, na visita que fez ao Brasil, há cerca de 15 dias.

Durante a viagem de Amorim ao Líbano, foi realizada uma demonstração do jato executivo Legacy, da Embraer, a autoridades do governo, entre elas, o ministro da Defesa, o chefe do Departamento de Aviação Civil e vários empresários.