Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, participa amanhã de audiência pública na Comissão Especial de Políticas Públicas para a Juventude da Câmara dos Deputados. A comissão, criada há um mês, está discutindo com diversos segmentos sociais a implementação de políticas voltadas para a juventude. A audiência será a partir das 9h30, no plenário 12, Anexo II.
Agnelo debaterá com os deputados o tema "O jovem e o desporto". Durante o encontro, o ministro vai apresentar à comissão os programas e projetos do Ministério do Esporte para os próximos quatro anos, entre os quais o "Segundo Tempo", que está sendo implantado em parceria com o Ministério da Educação. A proposta do programa é garantir a permanência dos alunos na escola no horário em que eles não estiverem em sala de aula. A idéia é que nesse tempo os alunos desenvolvam atividades esportivas, culturais e pedagógicas.
O ministro também vai falar das parcerias com as Forças Armadas e clubes sociais, entre os quais o Sesc e o Sesi, voltadas para atender jovens de comunidades carentes. Um acordo fechado com as Forças Armadas permite a utilização das unidades militares por jovens carentes para a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer. A experiência será desenvolvida inicialmente em seis unidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, e poderá ser expandida para outros 102 municípios brasileiros. A meta do programa é atender, nos próximos quatro anos, 20 mil crianças e jovens, na faixa etária de 10 a 17 anos, inclusive portadores de necessidades especiais.
Além de falar sobre os programas, o ministro Agnelo Queiroz vai pedir o apoio dos deputados para a aprovação de leis – o Estatuto do Desporto e a Bolsa Atleta, por exemplo – que visam ampliar as ações do Ministério do Esporte. Segundo o ministro, o apoio da Câmara é de fundamental importância para a execução das metas e programas de sua pasta.