Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, disse que o Brasil vive um momento histórico em que o turismo é considerado fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. O ministro afirmou que o sucesso do Mercosul depende da maior integração dos países da região e que o turismo poderá ser o principal fator de desenvolvimento econômico do bloco, devido à existência de vontade política de todos os países. A declaração do ministro Walfrido dos Mares Guia foi feita durante a 35ª Reunião de Ministros de Estado do Turismo do Mercosul hoje em Brasília.
A reunião teve a presença das delegações da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, mais a representação oficial da Bolívia como país associado e do Peru como convidado especial. Os ministros discutiram assuntos como inserção do turismo na consolidação do Mercosul como bloco, aumento do fluxo de turistas nos países do Mercosul e ampliação da cooperação técnica.
Eles debateram também temas como os entraves administrativos ou culturais para o intercâmbio de turistas entre fronteiras. As delegações concordaram que existem dificuldades para a remoção das barreiras legais e administrativas entre as fronteiras e destacaram a urgente necessidade de que o programa seja levado ao conhecimento das autoridades de outras áreas para unir esforços e superar esses obstáculos.
As delegações concordaram em fazer um levantamento detalhado das barreiras e entraves presentes em seus países. O resultado desse levantamento será apresentado na próxima reunião marcada para o mês de setembro em Montevidéu, no Uruguai.
Mares Guia disse que os países do Mercosul estão procurando caminhos para simplificar o processo para abrir fronteiras e trabalhar juntos na captação de turistas internacionais, principalmente da América do Norte e da Europa. Depois do encontro, as delegações foram recebidas no Palácio do Planalto pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. (Corban Costa)