Site da Polícia Federal ensina crianças a dizer não às drogas

24/06/2003 - 18h59

Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Pais e professores poderão contar a partir de hoje com a internet para ensinar de forma divertida às crianças como dizer não às drogas. Lançado hoje, o site O Brasileirinho (www.obrasileirinho.org.br) traz jogos e informações sobre os males causados pelo uso de entorpecentes.

Direcionado a crianças de 7 a 10 anos, o site produzido pelos servidores da Polícia Federal usa a linguagem de desenho animado para mostrar às crianças as principais situações de risco, como a abordagem de estranhos na porta da escola, e como lidar com elas. Segundo o coordenador do projeto, o agente federal Carlos Alberto Gatinho, a escola é um dos locais de maior vulnerabilidade para as crianças.

Segundo pesquisa do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), 54% dos adolescentes dizem ser fácil o acesso à maconha. Um levantamento do Ministério Público do Distrito Federal identificou que as drogas estão presentes em 40% dos colégios da região. E o uso de crianças e jovens no tráfico aumentou 26% no ano passado.

O coordenador-geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, delegado Getúlio Bezerra, disse que o esclarecimento é a principal arma contra o tráfico. "O melhor antídoto para as drogas é a educação através da informação técnica e científica. Para as crianças, isso deve ser apresentado de forma lúdica", afirmou.

O projeto inclui ainda uma cartilha com desenhos em preto-e-branco para as crianças colorirem que será distribuída nas escolas de todo o país. Amanhã, 18 mil exemplares estarão sendo entregues a escolas de Sobradinho, Distrito Federal. A distribuição será às 10 horas, no Ginásio de Esportes de Sobradinho, com a exibição de viaturas, helicópteros, equipamentos e cães farejadores da Polícia Federal.