Senadores limpam a pauta e caem no forró de São João

24/06/2003 - 20h15

Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Depois de votarem toda a pauta, trancada há duas semanas, os senadores caíram hoje (24) no forró promovido pelo paraibano Ney Suassuna (PMDB) em homenagem ao dia de São João. A festa aconteceu no espaço próximo ao auditório Petrônio Portela, do Senado. Na verdade, o senador alimentou a guerra entre Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), que disputam o título de maior festa junina do mundo. Suassuna se antecipou ao colega José Jorge (PFL-PE), que amanhã (25) promove sua festa, já bem conhecida no mundo político brasiliense. "Eu fiz minha festa antes do José Jorge para mostrar que o maior São João do mundo é o de Campina Grande. Amanhã, será o de Caruaru, com a festa dele", disse o senador.

Inicialmente cotado para ser o "noivo", no "casamento da roça", Suassuna transferiu ao filho, Rodrigo, a responsabilidade de não deixar a "noiva" na mão. Aliás, a "noiva" era um segredo guardado a sete chaves pelo senador, que prometia uma bela surpresa aos convidados para a festa. E não se fez de rogado: Desiré Vera, 17 anos, 1,77 metros, loira, olhos verdes, modelo profissional, deslumbrou senadores e servidores.

A senadora Ideli Salvati (PT/SC), que foi a juíza de paz no "casamento", não perdoou Ney Suassuna por não ter sido o noivo. "Ele não quis casar porque não dava conta do recado. A noiva era muita areia para o caminhãozinho dele". Como bom nordestino, Suassuna não deixou a provocação por menos e respondeu no ato: "Eu já casei muitas vezes. Esse negócio de casar com mulher bonita só trás preocupação".

A festa foi prestigiada por vários senadores, inclusive o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP) que chegou no final, acompanhado pelo colega Renan Calheiros (PMDB-AL). Alguns não resistiram aos toques do triângulo, zabumba e acordeon de Maíra Barros e banda e caíram no forró. Romeu Tuma (PFL/SP) ensaiou uns passos com Ana Júlia Carepa (PT/PA), umas das mais animadas, juntamente, com Íris de Araújo (PMDB/GO) e Ideli Salvati. Ney Suassuna dançou com todas, inclusive com a "noiva". De longe, foi o mais animado no arraial do Senado.