Rio, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Mais de cem pessoas participam do Seminário Software Livre, aberto hoje no Centro de Tecnologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão. O encontro promovido pelo Programa de Engenharia de Sistema e Computação (Coppe/UFRJ) tem como um de seus principais temas a questão da postura a ser tomada pelas universidades e pelos órgãos governamentais na criação de um modelo que reduza o número de excluídos da sociedade de informação.
O coordenador do seminário, professor Henrique Luiz Cukierman, explicou que durante o evento serão discutidos assuntos como os benefícios imediatos e de longo prazo que uma estratégia que privilegie o uso de software livre pode trazer para a população. Outra questão a ser debatida é a finalidade das empresas que estão apostando em alternativas livres, seja para competir no mercado com os monopólios ou para se libertar deles.
O encontro é o primeiro da série "Seminários de Informática e Sociedade", que tem como objetivo contribuir com os trabalhos da linha de pesquisa do Programa de Engenharia de Sistema e Computação.