Rosseto garante superação de tensões no campo com incentivo à produção

24/06/2003 - 10h52

Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, disse no programa "Bom Dia Brasil", da TV Globo, que o governo trabalha para avançar na construção de uma política de reforma agrária, sem violência e conflito no campo", ao garantir que a tensão em áreas invadidas nos estados de Pernambuco, Alagoas, sul do Pará e especialmente no Paraná "será superada com um programa de reforma agrária vigoroso". Ele acrescentou que o Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) incentivará a produção agrícola e a geração de renda para os agricultores.

Sobre o Plano Safra para a Agricultura Familiar, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta manhã prevendo liberação de créditos no valor de R$ 5,4 bilhões, além de mecanismos de garantia de renda, apoio à comercialização e um cartão para simplificar a vida do agricultor familiar, o ministro disse que a medida também "traduz o profundo respeito e a confiança que nós temos na resposta da agricultura familiar à necessidade de produção de alimentos".

Rosseto explicou que a reforma agrária "é um processo que pressupõe vistoria de terra, aquisição de terras e qualificação das famílias, um processo permanente" e que já foram desapropriados mais de 200 mil hectares neste primeiro semestre. Ele concluiu informando que o governo está "ampliando a capacidade de terras da União, terras devolutas, desapropriações, e ao mesmo tempo criando condições para recuperar a qualidade dos nossos assentados".