Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Atletas da Comissão Nacional de Atletas (CNA) se reúnem com o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, amanhã (25), para discutir o orçamento do próximo ano e a criação de uma lei de incentivo fiscal para empresas patrocinadoras do esporte. A reunião terá início às 10h e tem o objetivo de anteceder os temas que deverão ser discutidos com parlamentares durante visita ao Congresso Nacional também nesta quarta-feira.
A partir das 14h30, após a reunião da CNA, os atletas participarão de uma audiência pública na Subcomissão de Desporto da Câmara dos Deputados, para tratar de temas importantes para o esporte de alto rendimento, aquele que visa competição. A secretária Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Magic Paula, também participa da audiência.
Também no Congresso Nacional, os atletas deverão se reunir com os presidentes da Câmara, João Paulo Cunha, e do Senado, José Sarney. O objetivo é pedir apoio para os projetos de lei de interesse do setor que tramitam nas duas casas. Entre eles está o Estatuto do Desporto e a Bolsa Atleta, projeto proposto pelo deputado licenciado Agnelo Queiroz (Pc do B-DF), atual ministro do Esporte, que visa fornecer uma bolsa mensal para atletas olímpicos e paraolímpicos que estejam participando de competições nacionais e não recebam patrocínio. O Estatuto do Desporto cria normas para todo os esportes com o objetivo de nortear a política esportiva no país.
A Comissão Nacional de Atletas é resultado de uma antiga reivindicação dos atletas que queriam uma maior participação na política esportiva nacional. Formada por 35 atletas de diversas modalidades e reconhecidos nacionalmente, a comissão vem discutindo temas importantes para o setor desde 2000. As reuniões, periódicas, sempre contam com a presença do ministro ou de algum representante do Ministério do Esporte.
A primeira reunião da Comissão na atual gestão foi no dia 26 de março, quando o ministro Agnelo Queiroz destacou a importância da comissão para o esporte brasileiro. "Esta comissão é composta por personalidades de renome internacional, com grande experiência e comprometidos com a causa. Quero garantir uma participação mais efetiva de vocês na formulação de uma política nacional de esporte", disse o ministro.