Museus começam a receber recursos para recuperar instalações

24/06/2003 - 13h11

Rio, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Museu Nacional de Belas Artes vai receber recursos de R$ 2,55 milhões para obras emergenciais de recuperação das instalações elétricas e a prevenção de incêndio. O termo de cooperação, que libera os recursos, foi assinado hoje, no Rio de Janeiro, pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o diretor do Museu, Paulo Herkenhoff.

As obras darão segurança ao museu por uma década, informou o secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira. Segundo Juca, entre os museus sob responsabilidade do Ministério, o de Belas Artes é o que apresenta condições mais precárias. Gilberto Gil informou que todos os museus administrados pelo Ministério da Cultura irão receber verbas à medida que estas forem disponibilizadas para o setor.

No início da manhã, Gil visitou a Fundação da Casa Rui Barbosa, no bairro de Botafogo, que foi restaurada recentemente com verbas liberadas por seu ministério. O museu abriga, entre outras preciosidades, trinta e cinco mil livros de Rui Barbosa. Ao percorrer a casa, Gilberto Gil ressaltou a importância de Rui Barbosa tanto no campo dos direitos civis quanto na luta abolicionista.

Ainda durante a visita, o ministro assinou termo de cooperação técnica com o Instituto Tom Jobim para restauração e organização da obra do compositor. O trabalho será feito pelo Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB), criado em 1972 por sugestão do poeta Carlos Drummond de Andrade com o objetivo de preservar a memória literária do país.

O AMLB funciona no prédio anexo à Casa de Rui Barbosa e acolhe importantes documentos, entre eles cartas e letras de músicas manuscritas de Vinicius de Moraes, originais de Últimos Sonetos, de Cruz e Souza, a primeira edição da biblioteca de Plínio Doyle e os manuscritos do romance "Til", de José de Alencar.