Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Uma missão de três técnicos do Ministério da Saúde está no Timor Leste para discutir projetos de cooperação internacional para prevenção e tratamento de aids, malária, hanseníase e tuberculose.
Nos últimos anos, o programa brasileiro de DST/Aids tornou-se referência internacional, tendo inclusive a recomendação da Organização Mundial da Saúde para que outros países implantassem ações semelhantes às do Brasil na assistência aos portadores do HIV e prevenção da população.
Além da aids, os técnicos do Ministério da Saúde discutirão a possibilidade de realizar programas de capacitação em imunização e o fornecimento de medicamentos para a erradicação da malária. Com relação à hanseníase e à tuberculose, o Brasil apresentará a experiência de distribuição gratuita e descentralizada dos medicamentos.
O Brasil também prestará cooperação no projeto de geminação de hospitais. O primeiro convênio será entre o Hospital Conceição, de Porto Alegre, e o de Bauchau, no Timor. A missão se reunirá com o ministro timorense, Rui Araújo, no dia 27 de junho, retornando ao Brasil no dia 1º de julho.
Em consonância com a nova política internacional, o Ministério da Saúde tem se esforçado em colaborar com a aproximação do Brasil com outros países, como as demais nações falantes da língua portuguesa, além dos vizinhos da América do Sul.
Nesse sentido, o Brasil participa nessa semana de duas reuniões de comissões mistas de Saúde, no Peru e na Colômbia, e acaba de assinar, com o Uruguai, memorando propondo pesquisa conjunta em transplantes.
Até novembro, o ministro Humberto Costa deverá percorrer sete países em desenvolvimento.
As informações são do Ministério da Saúde.