Rio, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministro da Educação Superior de Cuba, Fernando Vecino Alegret, lança amanhã (25), na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o livro "Rebelde: testemunho de um combatente". Será às 15 horas, no Salão Muniz Aragão do Forum de Ciência e Cultura. A entrada é franca.
Nesse livro, Fernando Vecino inclui fragmentos de seu diário, como testemunha de um combate acontecido em 1958, quando, aos 19 anos, lutou ao lado de comandantes rebeldes, como Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Ernesto Che Guevara. Além do valor documental, "Rebelde" revela a dimensão ética e humana da guerrilha.
O lançamento do livro conta com o apoio do Centro de Letras e Artes da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em História da UERJ. O ministro será recebido pelo prof. Carlos Tannus, do CLA, e pelo novo reitor, prof. Aloísio Teixeira.
A professora Maria Dolores Ortiz, da Universidade de Havana, vai fazer a apresentação, e o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Luiz Rodrigo Leitão, ficará responsável pela tradução.
O Forum de Ciência e Cultura da UFRJ fica Av. Pasteur, 250/ 2o Andar – Urca
Tels.: 2295-1595 r.113 e 117
www.forum.ufrj.br