Ministra defende inclusão de políticas para igualdade racial em planos de desenvolvimento

24/06/2003 - 12h49

Porto Alegre, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A ministra Matilde Ribeiro disse hoje, nesta capital, que a inclusão de políticas para promoção da igualdade racial devem ser levadas em conta nas estratégias de governo para o desenvolvimento do país. De acordo com a ministra, responsável pela Secretaria Especial que cuida dos direitos dos afro-descendentes, "as práticas do orçamento participativo já demonstraram que a inclusão de questões especificas são também pertinentes em plano gerais como o Plano Plurianual (PPA) 2004/2007".

Ela citou dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo os quais, dos 170 milhões de brasileiros, 53% vivem abaixo da linha de pobreza e, dentre esses, 70% são negros. "Isto, por si só, traduz a importância que as propostas de promoção da igualdade racial deverá ter nas discussões do PPA", afirmou a ministra. Os dados oficiais indicam que 45% da população brasileira é negra, mas, segundo a ministro, "na prática, o número é bem maior, porque, no Brasil, declarar-se negro é ainda um ato de coragem, tendo em vista que a população afro-descendente vive historicamente em situação de exclusão social e de invisibilidade.

A ministra Matilde Ribeiro participou, hoje de manhã, da abertura do Fórum de Participação Social – RS , ao lado dos ministros das Cidades, Olívio Dutra, do Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro, de Políticas para as Mulheres, Emília Fernandes, e do governador do Estado, Germano Rigotto.