Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse há pouco que a realização da reforma agrária é um sonho, um desejo e um compromisso moral e político de seu governo. "Já sabemos o tamanho do problema e sabemos como enfrentá-lo", disse Lula, acrescentando que é preciso "atacar uma frente de cada vez" porque, caso contrário, as ações não serão bem desenvolvidas. Lula informou que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, está elaborando um plano de reforma agrária que será apresentado em breve.
Usando a agricultura como exemplo, o presidente pediu que a população tenha paciência. "Não adianta plantar feijão e querer que ele nasça em 10 dias, vai ser preciso esperar 90 dias. Assim é a política, ela não acontece no tempo que a gente quer mas no tempo que a gente prepara para que ela aconteça", disse o presidente.
Lula discursou na solenidade de lançamento do Plano Safra para a Agricultura Familiar, no Palácio do Planalto. O plano prevê, entre outras ações, a liberação de R$ 5,4 bilhões a partir de julho para financiamento da próxima safra.