Jovens que prestam serviço militar aprenderão como prevenir e combater o uso de drogas

24/06/2003 - 14h24

Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil – ABR) – As Forças Armadas vão formar cerca de cem mil jovens por ano para fortalecer a estrutura de prevenção contra o uso e tráfico de drogas no país. Esse é o número de jovens que durante o período do serviço militar no Exército, Marinha e Aeronáutica terão aulas sobre como tratar e prevenir o uso de drogas em suas comunidades.

Este é o objetivo básico de um acordo de intenções que foi assinado hoje, na Câmara dos Deputados, que formalizou a adesão do Ministério da Defesa e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional à Secretaria Nacional Antidrogas da Presidência da República "Isso é um ato de defesa da juventude", disse a presidente da comissão, deputada Zulaê Cobra (PSDB-SP).

Esse trabalho, segundo Zulaê Cobra, vai cobrir os 5.622 municípios do país que, sozinhos, não têm condições de combater o crime organizado. "As Forças Armadas não têm o papel de reprimir, mas podem colaborar na prevenção ao uso e tráfico de drogas", afirmou.

A deputada disse ainda acreditar que o acordo assinado hoje pode ser um estímulo para que um número de maior de jovens se inscreva no serviço militar e, como reservistas, possam se tornar um fator multiplicador do trabalho de prevenção.