Exército israelense prende supostos ativistas palestinos ligados ao Hamas

24/06/2003 - 10h12

Brasília, 24/06/2003(Agência Brasil-ABr/Lusa) - Mais de uma centena de supostos ativistas palestinos foram detidos essa madrugada em Hebron, sul da Cisjordânia, numa vasta operação dirigida contra o Hamas, o movimento de resistência islâmico, anunciou o exército israelense.

Em comunicado, as autoridades militares israelenses indicam que a operação, conduzida por unidades da infantaria de elite, ainda prossegue, devendo terminar "nas próximas horas".

"As infra-estruturas do Hamas na região de Hebron são responsáveis por atentados que mataram 52 cidadãos israelenses, incluindo o ataque suicida de 11 de Junho contra um ônibus em Jerusalém ocidental que fez 17 mortos (além do seu autor) e mais de 100 feridos", justifica o comunicado.

Esta mega-operação em Hebron ocorre poucos dias após o exército israelense ter matado Abdullah Kawasme, o líder do Hamas na região, uma ação prontamente criticada por palestinos e pelos autores do "roteiro de paz" - Estados Unidos, ONU, União Européia e Rússia), plano internacional com objetivo de promover o fim do conflito palestino-israelense.

As informações são da agência Lusa.