Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Por causa da seca, que vai de maio a setembro, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Distrito Federal divulgou hoje um "Alerta Preventivo". É um conjunto de informações sobre as características climáticas desse período, com as modificações que ocorrem no meio ambente devido aos baixos ínidces de umidade relativa do ar. O Alerta orienta a população sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período, incluindo as atividades nas escolas.
São freqüentes nessa época do ano os problemas respiratórios, casos graves de diarréia e vômitos, sangramentos no nariz, pequenos traumatismos nas crianças expostas ao frio e a secura e algumas disfunções das atividades orgânicas.
A Defesa Civil recomenda algumas medidas diárias de autoproteção para a população, que ajudam a amenizar o impacto da seca. Deve-se aumentar a ingestão de líquidos (beber pelo menos 6 copo d’ água por dia); evitar banhos prolongados com água quente;colocar toalhas molhadas e bacias com água nos quartos durante todo o dia, para ajudar a manter o ambiente mais úmido. Trajar roupas adequadas ao tempo; evitar realizar exercícios físicos durante o período compreendido entre 11h e 16h; e usar creme hidratante.
A baixa umidade relativa do ar associada à elevação de temperatura provoca um forte impacto nas energias vitais das pessoas. Neste período observa-se uma queda do interesse, da iniciativa, da atenção e uma conseqüente redução do rendimento físico e mental dos alunos nas escolas. Por isso, as escolas devem observar com mais atenção o comportamento dos alunos, e tomar algumas medidas de precaução como a suspensão de exercícios fisícos sob o sol, e manter as salas de aula ventiladas.