Conselho discute amanhã criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Verde Grande

24/06/2003 - 18h36

Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, preside amanhã (25), a partir das 9 horas, no auditório do Ibama, em Brasília, a reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos em que será discutida a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande e a proposta da Divisão Hidrográfica Nacional, que definirá todas as bacias hidrográficas do País.

Na quinta-feira (26) a reunião extraordinária do CNRH tratará, exclusivamente, da cobrança pelo uso da água, definindo a distribuição e as prioridades de aplicação dos recursos arrecadados. Atualmente, parte do montante arrecadado com a cobrança pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul (o primeiro a cobrar pelo uso da água) está sendo tratado como recurso orçamentário, não seguindo os caminhos adequados ao cumprimento dos fundamentos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

A Agência Nacional de Águas classifica como prioritária a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Verde Grande para desenvolver ações na região que racionalizem o uso dos recursos hídricos. A bacia abrange uma área aproximada de 30.420 km2, sendo 87% em Minas Gerais e os 13% restantes na Bahia. Banha 35 municípios com uma população total estimada em cerca de 830 mil habitantes. Os desmatamentos constantes e a conseqüente erosão estão provocando assoreamento dos cursos d'água e dos reservatórios e ameaçando o consumo. Caso aprovado, o comitê será o sétimo existente em rio de domínio da União.

O secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, fará amanhã, às 13 horas, no Ibama, uma avaliação para a imprensa sobre os trabalhos desenvolvidos para a criação da Bacia Hidrográfica do Rio Verde e da Divisão Hidrográfica Nacional. Na quinta-feira, às 12 horas, o secretário estará a disposição dos jornalistas, também no Ibama, para falar sobre a aplicação dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água.