Rio, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) – A Comissão de Conciliação Prévia da Construção Civil do Rio de Janeiro (CCP) completa, na próxima quinta-feira (26), três anos de funcionamento. Neste período, foram processadas mais de 16 mil demandas e realizadas 7.801 sessões, nas quais foram registradas cerca de 6 mil conciliações, o que significa um índice de êxito de 78%. Em decorrência dos acordos negociados, foram pagos aos trabalhadores no período R$ 9,267 milhões.
O diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-RJ), Antonio Carlos Mendes Gomes, afirmou hoje, nesta capital, que a entidade está satisfeita com os resultados obtidos pela Comissão de Conciliação ao longo destes três anos. Segundo ele, o grande desafio é reduzir o nível de ausência das empresas nas sessões, hoje em torno de 60% das convocações. Para marcar a data, na quinta-feira, o delegado regional do Trabalho, Henrique Barbosa Pinho, visitará as sedes da Comissão e do Serviço Social da Construção Civil no Rio, onde conhecerá os trabalhos efetuados pela comissão técnica permanente das entidades com o objetivo de vistoriar os canteiros de obras e apresentar às empresas laudos com orientações para melhoria das condições de saúde e segurança dos empregados.
As Comissões de Conciliação Prévia foram instituídas no Brasil em janeiro de 2000, com a finalidade de reduzir o número de demandas na Justiça do Trabalho, estimado em 2,5 milhões de ações por ano, e de agilizar a tramitação dos processos, que podem demorar até 10 anos.