BNDES entrega amanhã igreja totalmente restaurada no Espírito Santo

24/06/2003 - 19h43

Rio, 24/6/2003 (Agência Brasil-ABr) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realiza amanhã, às 16 horas, a solenidade de entrega das obras de restauração da Igreja e Residência dos Reis Magos, no município de Serra, no Espírito Santo. O BNDES contribuiu com R$ 642 mil, 67% do total investido nas obras.

A igreja foi construída entre 1580 e 1615, com ajuda de índios tupiniquins, em uma aldeia de catequese de padres jesuítas. Com as obras de restauro, o Estado do Espírito Santo ganha um importante ponto de visitação turística. O monumento está sendo colocado à disposição da população em perfeitas condições para abrigar atividades religiosas e para funcionar como local de eventos técnicos e culturais, informou o BNDES.

O projeto de restauração priorizou a recuperação máxima da arquitetura original das edificações, identificando e preservando as marcas das suas diferentes ocupações ao longo dos tempos. Os trabalhos foram realizados dentro dos mais elevados padrões técnicos. Localizado em Nova Almeida, balneário do município de Serra, na Região Metropolitana de Vitória, o conjunto arquitetônico formado pela Igreja e a antiga Residência anexa, inserido no roteiro turístico-cultural, foi a sede do mais preservado dos antigos aldeamentos da Capitania do Espírito Santo, guardando ainda hoje a configuração básica característica do traçado primitivo.

O BNDES iniciou em 1997 os patrocínios, no âmbito da Lei Rouanet, de projetos de restauração do patrimônio histórico e arquitetônico tombado pela União, com apoio técnico do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente, o BNDES é o principal restaurador de monumentos do Patrimônio Histórico Nacional, com 40 monumentos concluídos e mais uma série de projetos em andamento.