Brasília, 24/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje que as vigilâncias sanitárias estaduais inspecionem hospitais e distribuidoras que compraram ou repassaram produtos oftálmicos produzidos pelo Laboratório Oft Vision, de São Paulo. A medida visa verificar se os produtos realmente foram tirados de circulação, impedindo que venham a ser usados em algum paciente.
A empresa Oft Vision teve todos os seus produtos proibidos pela Anvisa, por conta de desvios de qualidade e por falhas na linha de produção. Nos relatórios da empresa, constam oito distribuidoras de sete estados (ES, GO, MT, PE, PR, RS e SP) e 123 unidades de saúde de 18 estados (AL, BA, DF, ES, GO, MG, MT, MS, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SP, SE e TO).
A Anvisa mantém canal aberto para a notificação de reações adversas por uso dos medicamentos citados ou de qualquer outro. Profissionais de saúde devem fazer a notificação usando formulário específico, pelo e-mail farmacovigilancia@anvisa.gov.br ou ainda por meio do link www.anvisa.gov.br/form/farmaco/index_prof.htm. Usuários e funcionários de unidades de saúde podem usar o mesmo endereço eletrônico, relatando, com o máximo de detalhes, o problema ocorrido.
Da mesma forma, está à disposição no portal da agência - www.anvisa.gov.br - o link Banco de Dados, dividido por categoria de produtos (medicamentos, produtos para a saúde, alimentos, cosméticos) para consulta sobre produtos e empresas que estão regulares perante o Ministério da Saúde.
Listas de produtos Oft Vision:
Derma hyal
Lente de contato Eye Soft Daily 38
Lente de contato Eye Soft Disposable 55
Lente de contato Eye Soft Extend 55
Lente de contato Prodoctor Dw 38
Lente de contato Prodoctor Easy 55
Lente de contato Prodoctor Fw 55
Lente de contato Productor Toric 43
Lente intra-ocular Oft Vision
Mioft
Oftcryl lente intraocular
Oftfluor
Ofthyal
Oftperfluor
Oftrypan
Oftsilic 1000
Oftsilic 5000