UnB sediará em julho encontro nacional sobre saúde coletiva

23/06/2003 - 9h27

Brasília, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Universidade de Brasília (UnB) vai sediar, entre 29 de julho e 2 de agosto, a VII Conferência Brasileira de Saúde Coletiva, que terá como tema central "Saúde, Justiça e Cidadania", e pretende reunir profissionais e pesquisadores de todo o país envolvidos com a oferta de serviços médicos e para-médicos às populações carentes. O anúncio do encontro foi feito há pouco pela pesquisadora Beth Barros, da comissão organizadora da conferência, durante entrevista ao programa "NBR Manhã", exibido pelo canal de TV a cabo da Radiobrás.

O encontro prevê, segundo Beth Barros, discussões sobre a oferta de serviços de todas as áreas de saúde e as possibilidades de direcionamento do atendimento conforme as diretrizes da própria política de saúde pública. Realizado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, a conferência vai colocar em cheque as diferentes variáveis de administração da saúde pública – de acordo com as características regionais e o entendimento dos executivos municipais e estaduais – com vistas a sugerir adequações na oferta dos serviços e investir na conscientização popular sobre o uso racional do atendimento.

A sanitarista acrescentou que essa compatibilização não é fácil, porque "é sempre uma decisão sujeita a diversas variáveis", mas disse acreditar na utilização de dados estatísticos interdisciplinares que já apresentam resultados positivos na melhoria dos serviços prestados: "O Ministério da Saúde tem um banco de dados muito bom", adiantou.