Simpósio em Belém debate a geopolítica das águas

23/06/2003 - 17h42

Brasília, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Implantar um observatório, com sede em Belém (PA), para avaliar a influência das cidades amazônicas sobre as bacias hidrográficas da região. Esse é o objetivo do simpósio "Amazônia, cidades e geopolítica das águas", que se realiza de 4ª (25) a 6ª feira (27), em Belém, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo Museu Emílio Goeldi e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o patrocínio do Banco da Amazônia.

O simpósio consiste em um fórum amplo de discussão sobre as mudanças ocorridas nas últimas décadas no estuário amazônico, identificados em pesquisas que tratam da relação entre cidades e meio ambiente, enfocando em especial a problemática da água. O tema envolve mais de 50 pesquisadores em toda a região.

Na pauta estão cinco mesas redondas e sete grupos de trabalho que abordarão temas como Poder e meio ambiente: bases para pensar a problemática da água e da sustentabilidade na Amazônia; As cidades face à globalização; Geopolítica da água e o lugar da Amazônia no contexto internacional; Hidrelétricas: água e energia; Sistemas produtivos, vegetação e uso de recursos hídricos; Sistemas produtivos, vegetação e uso de recursos hídricos; Políticas públicas e problemática da pesca; e A rede urbana na Amazônia.