Brasília, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O I Seminário Brasileiro de Infra-Estrutura para o Desenvolvimento Sustentável discutirá a partir de quarta-feira (25) os gargalos da infra-estrutura no País e proporá soluções. O encontro que vai até dia 27, no Gran Bittar Hotel, é promovido pela Fundação Perseu Abramo, entidade de estudos e pesquisas do PT, e as conclusões deverão subsidiar o governo na elaboração do Plano Plurianual de investimentos (PPA) para o período 2004/2007. O PPA será encaminhado pelo Executivo ao Congresso até o final de agosto.
"O Brasil tem de recuperar sua capacidade de planejamento de longo prazo e elaborar um projeto de desenvolvimento nacional, e é isso o que queremos estimular. A razão de se começar o debate pela infra-estrutura é porque transporte, energia e telecomunicações eficientes são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país", diz o presidente da Fundação Perseu Abramo, Hamilton Pereira.
O seminário também servirá para identificar fontes de financiamento que permitam executá-los. Para implementar os projetos de infra-estrutura, o governo espera contar com a participação da iniciativa privada, dentro de um novo modelo já batizado pelo governo como Parceria Pública e Privada (PPP).