Segurança no Rio: ex-secretário sabia de pedido para amenizar ação da polícia na Mangueira

23/06/2003 - 19h25

Rio, 23/06/2003 (Agência Brasil-ABr) - Ao depor hoje, na Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, o ex-secretário de Segurança do Estado, deputado federal Josias Quintal (PSB) disse que recebeu um informe reservado do então comandante do Quarto Batalhão da Polícia Militar, de que o Secretário de Esportes e Lazer, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, havia pedido para que o coronel Erir Ribeiro amenizasse as incursões policiais ao Morro da Mangueira.

Quintal considerou na ocasião que era preciso instaurar inquérito para apurar o fato, e que seria melhor que o serviço de inteligência da Secretaria de Segurança acompanhasse as investigações. Agora, ele julga que existem fatos novos que justificam abrir um inquérito. Ele afirmou, porém, que determinou que as investigaçoes continuassem, além de dar todo o apoio Quarto BPM para manter ações no Morro da Mangueira.

Amanhã, a Comissão ouvirá o Juiz da Primeira Vara da Infância e Adolescência , Siro Darlan. Os parlamentares aprovaram ainda nova convocação do Secretário Estadual de Esporte e Lazer, em data a ser marcada pela Comissao.