Rio de Janeiro pleiteia nova refinaria

23/06/2003 - 18h03

Rio de Janeiro, 24/06/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Estado do Rio de Janeiro segue na luta para abrigar uma nova refinaria. O secretário estadual de Energia e Petróleo, Wagner Victer, disse que é de fundamental importancia a participaçao do Governo Federal e da Petrobrás para a construçao da Refinaria de Petróleo no Norte Fluminense.

Ele afirmou que se o Brasil nao construir uma nova refinaria, terá que enfrentar um apagão de refino em breve, especialmente na questao do diesel e do Gás Liquefeito de Petróleo - o GLP . A refinaria do Rio foi projetada, segundo Victer, para o Óleo Petrobrás.

O Estado do Rio de Janeiro, que produz 82% do Petróleo Nacional, só refina 12% desta produção, enquanto que Sao Paulo, que não produz nada, refina 44% . Segundo o secretário, um grupo de empresas privadas nacionais e internacionais está produzindo um estudo de viabilidade técnica e econômica, que deverá ficar pronto em 180 dias.

O custo da Refinaria está estimado em US$ 2 bilhoes de dólares e, se confirmada, vai acrescentar um fluxo de 30 mil empregos diretos na Regiao.