Recursos da Caixa vão fortalecer micro e pequenas empresas que trabalham com turismo no Rio

23/06/2003 - 19h19

Rio, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) – Os restaurantes e hotéis do Rio de Janeiro terão, a partir de amanhã (24), oportunidade de tornar ainda mais bonito o maior cartão postal do país. A Caixa Econômica Federal, o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Município do Rio e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) vão firmar convênio, no âmbito do Plano Nacional de Turismo, que oferece recursos em condições diferenciadas aos profissionais do setor.

O evento será realizado no Hotel Méridien, em Copacabana, às 16 horas,e reunirá representantes do segmento com a superintendente de Negócios da Caixa, Deusdina Pereira, para formalização da parceria. Pelo convênio, a Caixa disponibilizará R$ 400 milhões para incrementar o negócio de micro e pequenas empresas que atuam na atividade turística. Os recursos, da própria Caixa, serão emprestados com taxas de juros especiais, variando conforme a linha de crédito e o prazo de amortização. O empréstimo poderá ser usado como capital de giro, para investimento, reforma e ampliação de bares, restaurantes, hotéis, agências de turismo, lojas e pequenos comércios, manutenção dos estoques, publicidade e contratação de pessoal.

Com o Plano Nacional de Turismo, o governo federal espera gerar cerca de 1,2 milhão de empregos nos próximos quatro anos. De acordo com o plano, o Conselho Nacional de Turismo vai propor diretrizes e oferecer subsídios para formulação de uma política nacional para o setor, além de normas que contribuam para produzir uma legislação turística e democratizar as atividades no país. O conselho será composto de representantes de entidades de turismo, dos ministérios e da Presidência da República, além de membros das instituições financeiras parceiras, entre as quais a Caixa Econômica.