PF reforça fiscalização de estrangeiros em situação irregular em São Luís

23/06/2003 - 18h40

São Luís, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Polícia Federal e a Delegacia de Emigração estão fiscalizando os principais locais de desembarque em São Luís, para evitar a entrada ou permanência irregular de estrangeiros na capital. Segundo informou o delegado federal, Sérgio Camurça, a fiscalização conta com o apoio dos órgãos de administração de passageiros além da comunidade, que pode denunciar a permanência de estrangeiros irregulares. O número de estrangeiros na capital, principalmente peruanos, espanhóis e coreanos, tem aumentado, e presume-se que estejam vivendo do comércio informal.

Os estrangeiros procedentes de países do Mercosul não precisam de visto nos aeroportos, portos e fronteiras. Basta apresentar a Carteira de Identidade e a passagem e a permanência na cidade é liberada.

Há sete tipos de visto emitidos pelos consulados e embaixadas: trânsito, turismo, temporário, permanente, cortesia, oficial e diplomático. O mais apresentado atualmente, em São Luís, é o de turismo. Com esse visto, os estrangeiros podem ficar por um período de 90 dias, prorrogáveis por mais 90.