Pequisa da ONU revela um suicídio a cada 40 segundos em algum lugar do planeta

23/06/2003 - 11h57

Brasília, 23/06/2003(Agência Brasil-ABr/Lusa) - A cada 40 segundos uma pessoa suicida-se em algum lugar do mundo, constituindo essa a quarta causa de morte em todo o planeta, revelam dados apresentados nesta segunda-feira em Lisboa pela or uma representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Para Luciana Mancini esses números mostram que, na realidade, os avanços em termos de direitos do homem não progrediram na prática tanto como no papel.

Para ilustrar que o século XX foi um dos períodos mais violentos e mortais da história, Mancini disse que 191 milhões de pessoas morreram em resultado de conflitos, metade dos quais civis.

Segundo recente relatório das Nações Unidas sobre a violência a nível mundial, 800 pessoas morrem por dia na sequência de um confronto violento, enquanto um bilhão e 200 milhões de pessoas vivem com menos de um dólar por dia.

Em relação à infância, a ONU diz que 90 milhões de crianças estão fora da escola primária, 250 milhões de crianças trabalham e 100 milhões vivem nas ruas.

As informações são da agência Lusa.