Porto Alegre, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Matilde Ribeiro, falou hoje, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas por sua Pasta. Matilde Ribeiro destacou os principais planos do Ministério, como as ações afirmativas e de reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombos, e as políticas de quotas e ações integradas aos demais órgãos do governo federal.
"Nossa idéia é constituir canais propícios a parcerias de trabalho", afirmou Matilde, salientando que o movimento negro brasileiro foi o agente propulsor da criação da secretaria especial que trata das questões raciais.
No Assembléia, a ministra acompanhou o protocolo simbólico do projeto de lei do deputado Edson Portilho (PT), que propõe a reserva de 10% das vagas dos concursos públicos, nas esferas do Judiciário, Legislativo e Executivo, para os afro-descendentes.
Matilde Ribeiro, que foi recebida pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vilson Covatti, também participou de uma audiência pública organizada pelo Coletivo de Entidades do Movimento Negro do Estado. Ela disse que Porto Alegre é a quarta capital que visita nesta fase de implantação da Secretaria. "Estamos construindo canais de diálogo", frisou, adiantando que, antes do fim do ano, pretende retornar ao Rio Grande do Sul, para visitar as comunidades remanescentes de quilombos, entre elas, a da Família Silva.