Brasília, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - "Vamos falar sobre drogas" é o tema deste ano do Dia Internacional de Luta contra o Uso Indevido e o Tráfico Ilícito de Drogas (26 de junho). O Ministério da Educação se antecipa à data e promove uma palestra, seguida de debate sobre o tema, na próxima quarta-feira (25), às 15h, no auditório do MEC (térreo do edifício-sede). A diretora de prevenção e tratamento da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Paulina do Carmo Arruda Duarte vai falar sobre Educação a Distância: prevenção do uso indevido de drogas.
O evento faz parte do Programa Conheça a Educação, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A participação de Paulina reforça a parceria do MEC com a Senad para capacitar professores a abordarem a questão das drogas no currículo escolar, a partir de diretrizes para uma política educacional de prevenção ao uso de drogas.
Uma pesquisa realizada no ano passado, e coordenada por Miriam Abramovay e Mary Garcia Castro, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), revelou que alunos e professores reconhecem a existência de drogas, dentro e perto das escolas. Segundo a pesquisa, 86% dos estudantes consideram - em primeiro lugar - o uso de drogas como um problema, um perigo e uma ameaça e que, em média, 21% dos alunos que reprovaram seu uso experimentaram drogas pelo menos uma vez na vida.
A Unesco ouviu 50.049 alunos, 3.099 professores e 10.225 pais, em Maceió, Manaus, Salvador, Fortaleza, Goiânia, Cuiabá, Belém, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo e Brasília. Foram pesquisadas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.