Mato Grosso do Sul ganha delegacia especial para combater crime organizado

23/06/2003 - 17h37

Campo Grande, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, Zeca do PT, assinou hoje, durante a abertura 1º Fórum Estadual de Combate ao Crime Organizado, decreto criando a Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco). A nova divisão policial vai atuar, principalmente, em auxílio aos organismos policiais estaduais e federais no combate ao narcotráfico e atividades de associações e organizações criminosas.

A Deco foi criada no instante em que o estado aderiu ao Sistema Único de Segurança Público, instituído pelo Ministério da Justiça com o objetivo de integrar as ações das polícias nas três esferas do Poder Executivo. Hoje, com a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, foi assinado o protocolo de intenções, que é a primeira iniciativa do governo estadual para aderir ao Susp.

O próximo passo é criar o Comitê de Gestão Integrada, coordenado pelo secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, do qual fazem parte representantes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e guardas municipais, além do Ministério Público e do Poder Judiciário. Caberá ao comitê definir ações de combate ao crime, especialmente o organizado. Todas as decisões do comitê estadual serão repassadas a um comitê gestor nacional.