Inflação no varejo registra queda acentuada

23/06/2003 - 18h33

Rio, 23/6/2003 (Agência Brasil-ABr) - A inflação no varejo se mostra agora em franca desaceleração, depois de quase dois meses de reduções moderadas, analisou hoje, no Rio, a Fundação Getúlio Vargas. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (IBRE) nos 30 dias compreendidos entre 15 de maio e 14 de junho, ficou em 0,28%, com redução de 0,29 ponto percentual em relação à variação anterior (0,57%). Segundo informou a FGV, a queda em valor absoluto é a terceira maior da série iniciada no último dia 29 de janeiro. Em termos relativos, esta é a queda mais expressiva, uma vez que a variação do índice caiu à metade de uma semana para outra.

Os sete grupos de despesas que formam o IPC-S registraram quedas. Os três grupos de maior peso e que correspondem juntos a 72,03% do índice (Alimentação, Habitação e Transportes) mostraram reduções superiores a 0,30 ponto percentual. Onze das 12 capitais pesquisadas pela FGV apresentaram desaceleração no IPC-S. Florianópolis foi a única a permanecer estável em comparação à semana anterior. A maior redução continuou sendo registrada em Porto Alegre, com 0,72 ponto percentual. A capital gaúcha apresentou, do mesmo modo, a taxa máxima de inflação ao consumidor (1,08%) pela terceira semana consecutiva.

Também pelo mesmo período, a taxa mínima, com deflação de 0,07%, foi verificada no Distrito federal, onde ocorreu leve desaceleração de 0,02 ponto percentual. Segundo a FGV, esse resultado reforça a tendência de deflação apurada na capital federal.

A próxima apuração do IPC-S será divulgada no dia 30 deste mês. O IPC-S até 14 de junho foi divulgado pelo IBRE/FGV no programa Conjuntura Econômica, transmitido às 21h30 pela Rede Brasil/TV E, nesta capital.