Gil considera bem-vindo projeto que cria novo Comitê Consultivo Brasil-EUA do Audiovisual

23/06/2003 - 15h20

Rio, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) – O projeto de criação do novo Comitê Consultivo Bilateral Brasil-Estados Unidos do Audiovisual, proposto hoje na Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro pelo presidente da Motion Pictures do Brasil, Steve Solot, foi considerado muito
bem-vindo pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, que falou aos empresários filiados à entidade sobre a Política Cultural do Governo Federal. Gil ressaltou que, ao mesmo tempo que precisa trabalhar políticas multilaterais por causa do Mercosul e da Alca, o Brasil necessita manter sua autonomia para as bilateralidades, ou seja, para negociar em particular com cada país.

No caso específico do audiovisual, o ministro reconheceu a importância dos Estados Unidos, que representam 85% do mercado mundial. Ele disse que a presença dos norte-americanos no mercado brasileiro precisa ser discutida de forma clara porque tem implicações profundas na produção e na distribuição internas. Gilberto Gil informou que vai esperar para ver o teor da proposta para dar uma opinião mais precisa, mas disse que, a princípio, a idéia é bem-vinda. Steve Solot garantiu, por sua vez, que o novo comitê bilateral vai estimular a proteção intelectual, a distribuição de filmes e a co-produção entre os dois países, além do desenvolvimento do setor de audiovisual.