Rio, 23/6/2003 (Agência Brasil-ABr) - Uma delegação de 12 empresários e executivos de oito países (Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Angola, Portugal, Chile e Jordânia) participam amanhã (24) de rodadas internacionais de negociação, que serão realizadas paralelamente à XI Feira de Lingerie de Nova Friburgo (Fevest), no estado do Rio de Janeiro. Interessados em adquirir peças de moda íntima produzidas na região, eles estão conhecendo agora o pólo de Nova Friburgo, e foram indicados pelos consórcios de pequenas empresas, criados com apoio do Centro Internacional de Negócios (Cin). As rodadas fazem parte do Projeto Comprador, desenvolvido pelo Cin, Sebrae/RJ e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Segundo a assessoria do Sebrae/RJ, todos demonstraram interesse em comercializar com o Brasil. Compradores que têm confecção própria estão interessados em terceirizar parte da produção; outros pretendem representar no exterior as empresas de nova Friburgo. Há ainda aqueles que procuram abrir novos mercados, porque compram da China e querem diversificar seus fornecedores.
Os cerca de 170 expositores que participam da Fevest que até o encerramento da feira, no dia 25, sejam gerados R$10 milhões em negócios. No ano passado, de acordo com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest)), o faturamento gerado na feira foi superior a R$ 8 milhões. Depois da participação na X Fevest, as vendas adicionais das confecções representaram entre 30% a 35% da capacidade produtiva.