Rio, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas começou no Rio de Janeiro com uma campanha de sensibilização em locais de grande concentração popular. Técnicos e especialistas na área de prevenção à dependência química desenvolvem atividades e distribuem panfletos educativos informando à população sobre os perigos do uso indevido de drogas. Também o Serviço de Ouvidoria da Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química da Prefeitura está atendendo a solicitações e indicando grupos de auto-ajuda ou clínicas de recuperação para os interessados em deixar de usar drogas.
Segundo o psicólogo Roberto Pereira, responsável pela Ouvidoria, houve um aumento de 40% no número de atendimentos nos últimos meses, e o serviço é mais procurado pelos parentes dos usuários. De acordo com o psicólogo, o jovem entre 10 anos e 29 anos de idade é o maior usuário de drogas na cidade, sendo a cocaína a mais usada. Depois, vêm o álcool e a maconha.
Os profissionais que atuam na área de prevenção e dependência química estão atendendo hoje na estação do metrô Carioca. Amanhã (24), eles estarão no Aeroporto Santos Dumont e, depois de amanhã (25), na estação das barcas na Praça XV e em Niterói. Na quinta-feira (26), o atendimento será no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim e, na sexta-feira (27), na Rodoviária Novo Rio.