Após audiência com Annan, Amorin encontra chefes de estado do Egito e Líbano

23/06/2003 - 18h39

Brasília, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se encontrou hoje, na Jordânia, com o secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan. O chanceler brasileiro conversou com Annan sobre o processo de paz no Oriente Médio, a situação na Colômbia e assuntos ligados à ONU.

Depois do encontro, Amorim se reuniu com o enviado das Nações Unidas para o Iraque, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, eles discutiram questões relacionadas a participação da ONU na reconstrução do país que foi arrasado pela guerra liderada pelos EUA.

Hoje à tarde, o ministro brasileiro partiu para o Cairo, no Egito, para se encontrar com o presidente, Hosni Mubarak, e com o chanceler do país Amr Moussa, com o objetivo de estreitar as relações econômicas e políticas no plano bilateral.

Amanhã, ele segue para o Líbano, onde será recebido pelo presidente Emile Lahoud e pelo presidente do Conselho de Ministros Libanês, Rafik Hariri. Nesses dois encontros, Amorim entregará uma carta enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na visita ao país, o chanceler manterá ainda reunião de trabalho o chanceler libanês Jean Obeid.