Agricultura familiar receberá financiamento recorde de R$ 5,4 bilhões

23/06/2003 - 15h48

Brasília, 23/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia amanhã, em solenidade no Palácio do Planalto, o maior plano de safra da história da reforma agrária e da agricultura familiar brasileiras. Vão ser R$ 5,4 bilhões para o ano agrícola 2003/2004. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, informou que o plano terá novas regras de financiamento de custeio e investimentos. "Nós estamos muito animados, pois teremos o maior e mais completo plano neste seguimento. Istro traduz o profundo respeito do governo do presidente Lula com os nosso produtores".

Além da verba recorde, o ministro Rossetto disse que o plano ampliará os créditos de financiamento e custeio e possibilitará a agregação de valor. "Através da agroindústria, vamos melhorar a assistência e vamos dar um passo muito forte na direção destes trabalhadores, que estão produzindo muito e começam a merecer todo o respeito do governo federal", afirmou.

Na assistência técnica o ministro Miguel Rosseto lembrou que o processo já foi desencadeado com o financiamento de cursos de capacitação e contratação de técnicos para atuar nas diversas regiões produtoras do país. "Nós iremos aumentar a parcela do governo federal, na medida que ampliamos os nossos recursos e os nossos investimentos". O ministro adiantou que já no próximo semestre serão fechadas parcerias com os estados. "Definitivamente a partir de janeiro de 2004 marcaremos novos padrões em volume de recursos e quantidade de técnicos vinculados ao Programa Nacional de Assistência Técnica".

A política do atual governo para a agricultura familiar e os assentados da reforma agrária, de acordo com o ministro Rossetto, tem como objetivos principais aumentar a produção agropecuária brasileira, oferecer alimentos sadios e a garantir a renda dos agricultores. "É a demonstração de respeito com estes agricultores e agricultoras que a partir de agora começam a ser vistos com a atenção merecida".