Rio,22/6/2003(Agencia Brasil-ABR) – Com patrocínio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 7 de julho, o VI Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia. As inscrições se encerram no dia 5. O evento é organizado pela Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (Repcit), Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
O evento vai discutir a opropiredade intelectual nos âmbitos nacional e internacional por meio de de palestras e mesas-redondas. O objetivo é estabelecer diretrizes das políticas institucionais, governamentais e empresariais, disseminando a cultura e capacitando os recursos humanos para atuação nessa área.
Nesta sexta edição, o encontro vai avaliar os desafios da propriedade intelectual no cenário internacional e sua situação nos países em desenvolvimento, os aspectos conceituais e práticos sobre negociação e comercialização de tecnologia e as experiências iniciais de instituições de ensino e pesquisa brasileiras.
Serão discutidas também a relação entre propriedade intelectual e interesse social e a posição do governo para as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, dando enfoque à propriedade intelectual e à comercialização de tecnologia no âmbito dos Fundos Setoriais e da Lei de Inovação, e as novas proposições das instituições de ensino, pesquisa e fomento para seus entraves institucionais relacionados à propriedade intelectual e comercialização de tecnologia.
O evento reunirá cerca de 300 pesquisadores e profissionais com função gerencial nas universidades, instituições de pesquisa e agências de fomento , representantes de empresas de base tecnológica (especialmente as instaladas em incubadoras de empresas e parques tecnológicos) e empresas privadas, além de representantes de escritórios e agentes de PI.
Os participantes terão a oportunidade de assistir às palestras "Os Desafios da Propriedade Intelectual Perante as Novas Revoluções Tecnológicas", ministrada por Nuno Pires de Carvalho, da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI); "A Propriedade Intelectual no Contexto dos Países em Desenvolvimento", apresentada por Carlos Correa, da Universidade de Buenos Aires (UBA) e "A Função Social da Propriedade", proferida por José Arthur Giannotti, da Universidade de São Paulo (USP).
A palestra de Giannotti abrirá a mesa-redonda "O Interesse da Propriedade Intelectual", que terá presentes representantes de escritórios de advocacia. Wanderley de Souza, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Roberto Jaguaribe, do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Luiz Otávio Beaklini, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), participarão da mesa redonda "A Propriedade Intelectual no Contexto da Política de C&T e Inovação do Brasil".(Alana Gandra)