Sebrae mostra a banco potencial de negócios da Feira de Lingerie de Nova Friburgo

22/06/2003 - 14h49

Rio, 22/6/2003 (Agência Brasil-ABR) - O Sebrae/RJ levará à cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Estado do Rio, no próxima quarta-feira, 25, diretores do Bradesco para conhecerem a XI Feira de Lingerie de Nova Friburgo, aberta hoje pela entidade naquele município, com apoio da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), entre outros parceiros.

A idéia, conforme revelou hoje à Agência Brasil o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Paulo Maurício Castelo Branco, é analisar a possibilidade de instalação na região de um "cluster bank", ou seja, bancos especializados em atuação em clusters, ou arranjos produtivos, aproveitando a experiência desenvolvida pelo Bradesco em São Paulo.

O Sebrae/RJ está avaliando também as chances de extensão das linhas de crédito do Banco do Brasil para as cerca de 800 confecções de micro e pequeno portes sediadas na região.

Segundo Paulo Maurício Castelo Branco, as duas alternativas multiplicarão os cerca de R$7 milhões investidos no Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Centro-Norte Fluminense pelo Sebrae/RJ e seus parceiros, entre os quais a Firjan, a prefeitura de Friburgo, a UERJ(Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e o governo estadual, por meio da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Com 170 expositores em sua 11ª edição, contra 96 no ano passado, a Fevest 2003 tem expectativa de gerar R$10 milhões em negócios, atraindo público visitante de 50 mil pessoas. Castelo Branco disse que a meta é internacionalizar cada vez mais a Fevest, para que Nova Friburgo, além de ser o maior centro brasileiro de moda íntima, adquira também o status de centro de referência internacional da lingerie.(Alana Gandra)